
Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde
Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrito nos documentos e nas legislações direcionadas pelo MEC que trazem os objetivos da aprendizagem para os cursos da saúde. As novas abordagens pedagógicas são pautadas nos conhecimentos registrados pela literatura e alicerçam as características da aprendizagem do adulto e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Essas atividades se tornaram um marco na modernização do ensino na saúde, mudando o foco do processo: do professor, na educação bancária em que ele era o detentor do conhecimento, para o aluno, até então receptáculo, passando a ter um papel proativo na construção do seu conhecimento. Enfim, o módulo traz noções sobre a importância do trabalho interprofissional em saúde, representando uma nova forma do profissional valorizar o resultado de sua atuação.

Ambiente Hospitalar: ensino na prática
Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/andragógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e o desafio da avaliação para uma prática saudável na preceptoria.

As estratégias de Saúde em Portugal para o enfrentamento à covid-19
Nesta webpalestra o Prof. Dr. Ricardo Valentim (LAIS, UFRN) conversa com o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública de Portugal, Prof. Dr. Ricardo Mexia. A intenção da webpalestra é apresentar estratégias de saúde em Portugal para o enfrentamento da Covid-19, destacando assuntos relacionados ao funcionamento do sistema de saúde pública de Portugal, especificando o protocolo de abordagem da COVID -19, as estratégias de isolamento social adotadas, a política de proteção aos idosos, o plano de contingência adotado pelas empresas portuguesas decorrente das restrições advindas da COVID - 19 e as estratégias de divulgação de informações sobre a COVID-19 em Portugal. Este módulo foi desenvolvido por meio da utilização de webpalestra com questões autoavaliativas ao final.

Aspectos psicológicos da ELA
Conversa com ELA Live é uma série de entrevistas com especialistas ligados ao projeto revELA (projeto focado na Esclerose Lateral Amiotrófica). Tal projeto é do Ministério da Saúde, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Essa web entrevista tem como tema “Aspectos psicológicos da ELA”, e terá como ministrante a neuropsicóloga Glauciane Santana, coordenadora adjunta do Ambulatório de Atendimento Multidisciplinar de Doença do Neurônio Motor do Hospital Universitário Onofre Lopes. A condução foi realizada pelo jornalista Bruno Cássio.
A psicologia é uma das profissões que também assistem ao paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Neste recurso educacional aberto, abordaremos algumas das possibilidades de atendimento, que podem ser oferecidas pelo psicólogo. É importante que todos os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente com ELA, bem como seus familiares, compreendam os aspectos psicológicos que envolvem esse processo de adoecimento. O psicólogo, assim como todos os profissionais da equipe multiprofissional, acompanhará o paciente com ELA e sua família, no percurso da doença, apoiando todas as fases, para que as dificuldades apresentadas pela esclerose lateral amiotrófica sejam melhor compreendidas pela pessoa com ELA e sua família.

Atenção à saúde da criança: Crescimento e Desenvolvimento - Autoinstrucional
O módulo “Atenção à saúde da criança: o crescimento e desenvolvimento” objetiva apoiar os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família e/ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no processo de qualificação do cuidado na primeira infância. Constitui uma ferramenta de educação permanente para a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à criança na Atenção Primária em Saúde (APS). Compreende quatro unidades, nas quais serão abordados, entre outros, temas desde a chegada da criança na família, a visita domiciliar, a semana de saúde integral, o autocuidado, o acesso, o seguimento do crescimento e desenvolvimento, as imunizações, a caderneta da criança, a promoção da saúde e os marcadores de avaliação e violência contra crianças. As metodologias de ensino são centradas na equipe e em sua vinculação com a criança no seu contexto familiar, comunitário e na Unidade de Saúde da Família/APS, como eixo condutor da atenção.

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação
Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade do trabalho escolar, tanto do preceptor como dos alunos. Libâneo (2013) afirma que a avaliação é uma tarefa didática necessária e precisa ser permanente no trabalho docente, o qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho, fazendo as correções necessárias (LIBÂNEO, 2013, p. 216). Além disso, é importante reconhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria.

Como diagnosticar a ELA?
Conversa com ELA Live é uma série de entrevistas com especialistas ligados ao projeto revELA (projeto focado na Esclerose Lateral Amiotrófica). Tal projeto é do Ministério da Saúde, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Esta web entrevista tem como tema “Como diagnosticar a ELA”, sendo ministrante o professor neurologista Dr. Mário Emilio Dourado, coordenador do ambulatório de doenças neuromusculares do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A mediação foi realizada pelo jornalista Bruno Cássio.

Comunicação e Deglutição na ELA
Conversa com ELA Live é uma série de entrevistas com especialistas ligados ao projeto revELA (projeto focado na Esclerose Lateral Amiotrófica). Tal projeto é do Ministério da Saúde, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Esta webentrevista tem como tema “Comunicação e deglutição na ELA”, e como ministrante a fonoaudióloga, Maria de Jesus Gonçalves, professora da UFRN, coordenadora do projeto de extensão e comunicação alternativa como parte do atendimento fonoaudiológico a pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica da UFRN; coordenadora da equipe de fonoaudiologia do Ambulatório de Atendimento Multidisciplinar de Doença do Neurônio Motor do Hospital Universitário Onofre Lopes. A condução da webentrevista foi realizada pelo jornalista Bruno Cássio.

covid-19: capacitação para vacinadores
Este módulo traz os principais conteúdos relacionados ao dia a dia de uma sala de vacina e do processo de trabalho da equipe de vacinadores e/ou responsável técnico, seja ele enfermeiro ou técnico de enfermagem. Dessa forma, visa contribuir com o fortalecimento do processo de trabalho dessa equipe e com a qualificação e as boas práticas, culminando na segurança do paciente e na qualificação do SUS em todo o Brasil.

covid-19: Cuidado de idosos em instituições de longa permanência
Neste módulo serão abordadas orientações simples destinadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com recomendações de medidas protetivas e de controle que poderão ser adotadas durante a assistência aos residentes, principalmente com relação aos casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado de COVID-19.

covid-19: Por que precisamos de isolamento físico?
Estamos frente a uma pandemia pelo Covid-19 e que coloca o mundo em situação de emergência em saúde pública internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde/OMS.
Considerando ao imenso número de casos de morbidade e mortalidade em diversos países do mundo pelo Coronavírus, a informação e medidas de promoção e prevenção individual e coletiva faz-se extremamente necessários.
Pesquisadores e profissionais de saúde tentam contribuir ao máximo com seus estudos e experiências neste momento tão singular para todos nós.
No entanto, devemos ter clareza, que este é o momento de seguirmos os especialistas para não incorrermos em erros que possamos nos arrepender no futuro.
A responsabilidade é de todos nós e a condução deve ser das “autoridades sanitárias”.

covid-19: Protocolo de manejo clínico do coronavírus na Atenção Primária à Saúde
O curso aborda o protocolo do Ministério da Saúde do Brasil para o diagnóstico e manejo clínico do novo coronavírus (COVID-19), além da vigilância em saúde na Atenção Primária à Saúde. Sabe-se que o vírus tem alta transmissibilidade e provoca uma síndrome respiratória aguda que varia de casos leves a casos muito graves. O módulo destaca as melhores e mais recentes evidências diante da dinâmica da epidemia e da produção de conhecimento associada a ela.

covid-19: uso seguro de EPI
O módulo “COVID-19: uso seguro de EPI” tem como objetivo promover atualização para os profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais nessa área de conhecimento, em face da pandemia pela COVID-19 e da necessidade de utilização segura dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com foco na paramentação e desparamentação e também na prevenção de lesão por pressão associada ao uso da máscara N95 ou equivalente e do protetor facial pelo profissional de saúde.

Cuidados nutricionais na ELA
Conversa com ELA, série de entrevista com especialistas ligados ao projeto revELA. Iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). O Projeto revELA atende pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma iniciativa financiada pelo Ministério da Saúde. A entrevista aborda o tema Cuidados Nutricionais na ELA, com a Dra Lúcia Leite Lais, nutricionista e professora do departamento de nutrição da UFRN, sendo mediada pelo jornalista Bruno Cássio.

Desenvolvimento de vacinas e terapias para o enfrentamento da covid-19
O referido webnar destina-se aos profissionais de saúde e demais interessados que desejem se informar a respeito do enfretamento da covid-19, bem como do desenvolvimento de vacinas, além de tratar das ações protetivas para o enfrentamento da doença, estabelecendo uma correlação entre o que ocorreu nos Estados Unidos e no Brasil. A discussão aborda a importância da ciência para o enfrentamento do coronavírus e sua relação com a segurança na tomada de decisões.

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia
Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específicos na elaboração dos referidos cursos, sejam presenciais, sejam híbridos, sejam on-line, no que se refere à comunicação com o aluno. Além disso, o curso traz reflexão e discussão sobre utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, mostrando os recursos mais utilizados e suas principais características, a fim de subsidiar o docente em suas decisões quanto ao uso da tecnologia. Finalmente, são apresentados fundamentos para o planejamento da avaliação do processo ensino-aprendizagem em cursos mediados por tecnologia.

Educação mediada por Tecnologias na prática
Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.

Educação nos cenários de práticas
Cenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de prática.

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos
Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos momentos de aprendizagem; também relaciona o conceito com as ações que podem ser desenvolvidas dentro ou fora do ambiente hospitalar. O módulo tem o objetivo de estimular a participação do preceptor nas ações de educação permanente em saúde por meio da informação e de sugestões sobre o seu papel na interface entre educação e assistência, induzindo transformações dentro ou fora das unidades hospitalares.

Estimulação precoce - com Legendagem
A estimulação precoce representa uma importante ação para o cuidado às crianças com microcefalia. Profissionais da atenção à saúde têm papel fundamental no acompanhamento da intervenção clínico-terapêutica e na orientação às famílias.
O módulo aborda questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância de estimulação precoce, da equipe multiprofissional e da família no cuidado da criança com microcefalia; até temas relacionados ao desenvolvimento (auditivo, visual, motor, das funções manuais, da cognição e linguagem) e tipos de estimulação.