COVID-19: Capacitação para profissionais de saúde

COVID-19: Capacitação para profissionais de saúde

COVID-19: capacitação para profissionais de saúde do HUB-UnB   

Curso Modular: O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Diante da pandemia do COVID-19, o Hospital Universitário de Brasília, por meio deste treinamento ofertado pela Gerência de Ensino e Pesquisa,  capacita e atualiza as equipes de saúde em cuidados intensivos ao paciente crítico com COVID-19. No curso, há conteúdos de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia abordados de forma transversal, para melhor intervenção em pacientes com COVID-19

 

Farmácia Clínica
ADRIANA CRISTINA PAESLucas MagedanzJúlia Moreira de Souza DantasMaria Inês de Toledo

Farmácia Clínica

Treinamento exclusivo para alunos do curso Semi-presencial no HUB-UnB

Visando estimular a adesão à terapia medicamentosa, reduzir tempo de interação e a ocorrência de eventos adversos, e visando estimular o uso racional de medicamentos antimicrobianos, o treinamento é voltado ao trabalho do farmacêutico hospitalar, no desenvolvimento de atividades clínicas em equipes multiprofissionais.

Norma Regulamentadora - NR 32
Talyta Carvalho de Almeida Rocha

Norma Regulamentadora - NR 32

Todos os profissionais de estabelecimento de saúde devem ter ciência dos riscos aos quais podem ser expostos no desenvolvimento das atividades laborais, para que adotem atitudes preventivas para melhor manutenção da saúde e da segurança no trabalho.

Em 11 de novembro de  2005 entrou em vigor a NR-32, do Ministério do Trabalho e Emprego (PORTARIA No 485) -  Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde, que estabelece a atribuição do empregador no provimento de educação inicial e continuada dos profissionais, com informações sobre princípios de higiene pessoal, risco biológico, risco químico,  risco ergonômico e risco radiológico, além de procedimentos em situações de emergência, de acordo com as exigências específicas da norma para cada setor ou risco exposto.

Isso significa obrigatoriedade de treinamento constante para todos aqueles que exercem atividade insalubre e perigosa!

Público-alvo: todos os profissionais de estabelecimentos de saúde, que atuem diretamente na gestão da saúde, em administração, segurança, recursos humanos, área jurídica, e outras áreas do EAS

VIGIHOSP- Juntos pela Segurança do Paciente
GARDENIA LUSTOSA DE LUCENARICARDO MALAGUTIRosana Reis NothenSABRINA TELMA MARTINS

VIGIHOSP- Juntos pela Segurança do Paciente

O VIGIHOSP é o software de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente que objetiva centralizar as notificações sobre incidentes ou queixa sobre fatos ocorridos nas dependências internas e externas dos hospitais universitários de todo o país, permitindo a EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares realizar o acompanhamento destes eventos, bem como ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente de cada hospital tomar as devidas providências (MANUAL USUÁRIO – VIGIHOSP, 2014).