O curso de Gestão e Fiscalização de contratos tem por objetivos:

  • Dotar o participante de referencial teórico e prático simulado que permita o controle, acompanhamento e fiscalização do fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes do contrato administrativo;
  • Disseminar boas práticas de gestão e fiscalização contratual;
  • Apresentar o arcabouço normativo sobre o tema, inclusive relativo às Normas Operacionais e Regulamentos da Ebserh;
  • Preparar as equipes técnicas para a entrada em vigor da Norma Operacional Ebserh sobre gestão e fiscalização de contratos;
  • Aumentar o número de gestores e fiscais de contratos capacitados, amplificando as possibilidades de melhoria da gestão dos recursos públicos;
  • Auxiliar na resolução de questionamentos e dúvidas sobre o tema;
  • Criar uma comunidade colaborativa de socialização do conhecimento sobre gestão e fiscalização contratual.


  • Carga Horária: 8 horas
  • Público Alvo: Todos os coladores da Rede Ebserh.

Frente às essenciais atividades administrativas em hospitais e demais instituições que compõem a assistência em saúde, muitos profissionais de saúde, sem qualquer formação em gestão durante sua graduação, são convidados a assumir estes cargos de gerenciamento em serviços de saúde, sem a devida capacitação para os mesmos.

Diante da problemática supracitada, é básica a suposição de que a implementação de processos de melhoria em gestão que atinjam aos profissionais responsáveis em todas as unidades do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC), seja precedido pelo aperfeiçoamento nas esferas do planejamento, de pessoal, de recursos humanos, suprimentos, etc.

Buscando com fins de análise situacional sobre as lacunas de formação profissional em gestão, identificadas pela equipe de gestores do HUWC , foi realizado um levantamento com 140 profissionais da saúde que ocupam cargo de gestão na referida instituição, por meio de questionário diretivo com sugestão de temas para a capacitação. O questionário foi disponibilizado na plataforma de formulários Google, durante 3 semanas do mês de outubro, e apresentou 52 respostas positivas a respeito da intenção de participar desse momento de desenvolvimento profissional.

Este desenvolvimento profissional para gestão, será orientada a partir de autores de referencial teórico em Educação a Distância (EaD). A opção pela capacitação EaD no estilo semipresencial foi pensada a partir do perfil de gestores da saúde e das peculiaridades da área. Entendemos que a educação a distância apresenta-se com um enorme potencial para incorporar atitudes autônomas já presentes nesses profissionais, além de flexibilizar o tempo e adaptar-se à rotina, aplicando-se às realidades do segmento da saúde. Essa modalidade de ensino configura-se com grandes possibilidades de ensino-aprendizagem na atualidade (SILVA, A. S. R.; OLIVEIRA, L. R.; CAVALCANTE, L. E.; ROLIM, R. M. ,2015).

O desenvolvimento profissional de gestores do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), também atende a um dos requisitos do planejamento estratégico situacional finalizado em 2015, mediante o plano diretor estratégico instituído à época: uma das metas estabelecidas foi o desenvolvimento de um plano de desenvolvimento profissional em gestão que atingisse as chefias das unidades e serviços do hospital. Isto posto, torna-se clara a necessidade de uma capacitação com vista a preencher essa lacuna.